Qual o verdadeiro significado da Páscoa?

Nesta semana é celebrada a páscoa no mundo. Muitos esperam ansiosamente por esta data para presentearem seus queridos com chocolate. Aliás, nesses dias, as lojas estão cheias de ovos de páscoa e coelhos de pelúcia, que, para muitos, são símbolos da páscoa. Mas, o que realmente se comemora nessa data?

 Alguns estudiosos afirmam que esta tradição que tem coelho e ovos é de origem pagã e não tem nenhuma relação com o cristianismo verdadeiro. No inglês, a palavra easter (páscoa) é derivada da palavra Ēastre que corresponde à deusa da primavera e da fertilidade dos antigos povos pagãos europeus. Tanto o ovo da páscoa como o coelho estão associados nas culturas antigas a esta deusa e à fertilidade. Sendo assim, as pessoas acabaram aceitando esses costumes pagãos e, até hoje, eles permanecem enraizados na cultura ocidental.

 Apesar de tentarem usurpar o verdadeiro significado dessa festa, para muitos, ela ainda tem o significado de fé. A festa da páscoa nos costumes judaicos é a festa que relembra a saída do povo de Israel da escravidão no Egito. A palavra páscoa do hebraico פסח, pessach, significa pular além da marca, passar por cima, passagem. Na noite do êxodo, os israelitas deveriam sacrificar um cordeiro macho e sem defeito e marcar as ombreiras das portas com o sangue do mesmo. Assim, quando a praga da morte passasse por aquelas terras, ela saltaria as casas dos que tivessem o sangue aspergido sobre elas, e feriria os primogênitos dos egípcios. Com isso, o faraó deixaria os escravos israelitas partirem.

Os judeus, nos dias de hoje, continuam celebrando a páscoa, embora o ritual da festa tenha modificado um pouco.

 Em Cl 2.16, o apóstolo fala que as festas judaicas são sombras das coisas futuras. Para os cristãos, a páscoa contém um simbolismo profético, pois Deus estava preparando o povo de Israel para o advento do messias, o cordeiro de Deus. O cordeiro sem mácula representa a impecabilidade de Cristo. E foi na véspera de páscoa que Jesus foi morto, ressuscitando no domingo. Ou seja, a Páscoa na nova aliança lembra o derramamento do sangue de Jesus na cruz para nos salvar. Portanto, aqueles que são marcados com este sangue são livres da morte e da ira de Deus.

 Na igreja protestante, celebramos esse evento todo mês na Santa Ceia do Senhor. É um memorial do que o Senhor Jesus fez por nós na cruz. Ou seja, celebramos a passagem da morte para vida através do corpo e do sangue de Cristo.

Uma resposta para “Qual o verdadeiro significado da Páscoa?

  1. Fabrício Alves De Oliveira

    Gostei de seus textos,e também gostei de suas explicações sobre a Páscoa.
    Você escreve muito bem……….

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s