O que fazer nos momentos de tribulação?

Algumas vezes, passamos por momentos difíceis na vida. Nos questionamos o porquê disso ou daquilo e muitas vezes pensamos até em desistir. Quantas são as dificuldades? Problemas de saúde, financeiros, na família, etc.. Na verdade, são muitos esses momentos difíceis, mas o que fazer então quando nos deparamos com eles?

Hoje em dia, se houve muito falar que os filhos de Deus não devem passar por tribulação ou que se as coisas estão difíceis para nós é porque há algo errado em nossas vidas. Há uma corrente conhecida como “Teologia da prosperidade” que afirma que nós não devemos aceitar a adversidade em nossas vidas, uma vez que somos filhos de Deus, mas, sim, sempre determinarmos a prosperidade e bonança.

Porém, o que dizer então de Jó? ( Jó 2.9-10) Este que mesmo sendo um homem integro, também teve que provar o sabor amargo da tribulação.

É importante lembrarmos, amados, que, ao contrário da teologia da prosperidade, Jesus disse que no mundo teríamos aflições e que inclusive seríamos odiados por causa de seu nome, sendo que muitos de nós seríamos entregues à morte por causa do evangelho.

Então, como cristãos, é bom lembramos que certamente passamos por dificuldades, mas temos a plena certeza que o Senhor está conosco para nos ajudar. Lembremos que os grandes vencedores da Bíblia tiveram vitórias porque primeiramente confiaram em Deus nos momentos difíceis. Um deles foi Jó, que possuía riquezas, uma família grande e saúde, mas que um dia perdeu tudo isso; ficando em um estado miserável. A Bíblia nos fala que o inimigo viu Jó em sua plenitude de bênçãos e questionou a sua fé em Deus (Jó 1. 9-11). Mas, mesmo assim, após ter perdido tudo, Jó não negou o nome do Senhor, pelo contrário, se rendeu a Deus, teve vitória e o inimigo foi humilhado.

Observemos a diferença entre os dois: O inimigo estando no paraíso, sendo o querubim pleno em sabedoria e perfeito em formosura, pelo seu orgulho pecou contra o Senhor (Ez 28.12-19). Mas Jó, nos momentos de bonança ou, principalmente, nos momentos de adversidade, manteve sua integridade diante de Deus, não pecando (Jó 2.9-10).

É importante aqui ressaltar que Jó foi um homem de caráter, não importava a situação que se encontrava, ele confiava no Senhor e a Ele se mostrou fiel. Infelizmente, muitas pessoas não têm o Senhor em suas vidas e às vezes chegam até a desistir dela, porque não conhecem quão grandioso é o nosso Deus e o que Ele tem para nós.  No entanto, saiba que o Altíssimo te ama e quer te ajudar; seja qual for a situação, Ele pode resolvê-la. Mas, para isso, é preciso ter fé e confiar no Senhor, pois sem fé é impossível agradar a Deus. (Hb 11. 1-6; Sl 125)

Jó teve um final feliz. Você também pode ter. A situação de Jó após a tormenta foi melhor do que a de antes. Apesar de muitos de seus amigos o terem abandonado, Deus não o abandonou. Deus nunca se esquece dos que nEle confiam.

Ao ler o livro de Jó, observamos, no capítulo 42, o crescimento espiritual na vida desse homem. A Bíblia fala que Deus mudou a sorte de Jó, quando este orava por seus amigos. Deus agrada da oração intercessora. Jó passava por tribulação, mas sua vida espiritual estava melhor que a de seus amigos, ele percebeu isso e lembrou se deles nas orações.

Para melhor compreensão da mensagem, procure ler o livro de Jó; é um dos livros mais antigos já escritos, mas de grande sabedoria para os dias de hoje. 

Sl 37.5 “Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele tudo fará”.

Uma resposta para “O que fazer nos momentos de tribulação?

  1. maravilhoso o exemplo que o inimigo pleno em sabedoria em formosura negou a Deu . jó suportou tudo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s